Depois de no mês passado ter feito um upgrade ao disco do meu Macbook Pro (escolhi um Crucial M4 de 512 GB). Para aproveitar o disco antigo, instalei uma optibay e o computador passou a ter dois discos.

Instalação

A instalação é simples e rápida (demorei menos de 10 minutos). Em poucas palavras, temos que abrir o computador, remover a drive dos cd’s e colocar no lugar a optibay já com o disco. Ao ligar o computador, o computador vai mostrar o disco principal e o novo disco:

Optibay

Este vídeo explica como fazer a instalação da optibay:

Custo

A optibay tem vários preços. No site oficial é mais caro (e talvez mais garantido), mas optei por comprar no eBay. Paguei 8 libras (cerca de 9 euros) e demorou 1 semana para chegar.

Utilização

Vou usar este segundo disco para backups. Até agora usava o Time Machine e um disco externo de 2 TB, mas havia o problema de ser necessário estar ligado através do cabo para que os backups fossem feitos… e como não estou disponível para ser “roubado” e ter que pagar 250 libras por uma time capsule, esta solução é muito mais económica e faz o mesmo trabalho.

Convém dizer que não notei nenhuma diferença na duração da bateria, que não notei diferenças no peso e que esta solução só é viável para quem não precisa da drive de cd’s/dvd’s para nada.