Em 2011, depois de comprar o meu macbook pro, aproveitei a mudança de sistema operativo para testar os browsers mais conhecidos no novo sistema. Até aí usava sempre o Firefox e estava satisfeito com ele, mas o design da versão para mac não encaixava na perfeição com o design do OSX e então passei alguns dias a testar o Safari e o “novo” Chrome.
O Safari tinha as opções básicas, era rápido, integrava-se melhor com o sistema operativo, mas tinha (e continua a ter) poucos plugins e os plugins que tinha, normalmente tinham menos qualidade que as versões para Firefox (o firebug é um desses exemplos).
Decidi então testar o Google Chrome. Era um browser com uma aparência simples e leve, era rápido a abrir e a carregar páginas, atualizava sozinho e não era necessário instalar flash e outros plugins. Depois da experiência passei a usar o Firefox apenas quando precisava de usar o firebug e até agora tem sido o meu browser principal.
Ao longo dos tempos os problemas foram aparecendo: o flash a bloquear as páginas, lentidão a fechar tabs, crashs, o botão “back/voltar” que nem sempre funcionava, etc, tanto na versão estável como na versão beta. De vez em quanto lá tenho que dar uma limpeza para o deixar novamente rápido… ou, quando a paciência é pouca, abro o Safari ou o Firefox.
O problema até pode ser eu. Uso 7 extensões, tenho sempre várias tabs abertas e tenho muitos marcadores, mas se antes funcionava bem, agora também devia funcionar. É uma pena que nenhum dos muitos updates corrija estes problemas.
Agora o problema é deixar de usar o Chrome. O Safari está melhor, está mais rápido (mais rápido até que o Chrome), mas continua a não ter as extensões e algumas opções que quero. O Firefox? O Firefox parece ter parado no tempo… está na versão 21, já não tem o problema de quebrar os addons quando há um novo update, mas não está ao nível do Chrome. E aquela parte onde ficam os icons dos addons? Fica feia e desorganizada quando os icons têm aparências totalmente diferentes.
Tenho alguma esperança na próxima versão do Opera. Vai ser parecido ao Chrome, vai usar o blink, vai suportar as extensões do Chrome e vai provavelmente acrescentar algumas coisas boas que faziam parte das versões anteriores.
Ah, e também espero que a Mozilla acorde e faça alguma coisa ao Firefox. Parece que agora só quer saber do número da versão (19, 20, 21…) para apanhar o Chrome, mas isso não é o mais importante para o utilizador. Parece que querem alterar o design, o que é uma boa notícia.
Mas enquanto não aparece um browser ou versão melhor, vou ter que sofrer e aturar o Chrome.