Intensive Folding Week

Quando organizei a minha primeira Intensive Folding Week (IFW) tinha algumas dúvidas sobre como podia prepara-la e anuncia-la. Nesta página deixo algumas notas daquilo que aprendi e sugestões que podem ajudar outros a organizarem IFW’s.

Data: É importante que a data seja escolhida pela comunidade. Escolher uma data porque é boa apenas para nós pode trazer maus resultados. A melhor forma de fazer isto é abrir um tópico, sugerir algumas datas e ouvir o feedback.

Também deves ter em conta as temperaturas. Fazer uma IFW no pico do verão quando está calor vai obrigar alguns users a foldarem menos. Eu por exemplo sou capaz de deixar o computador a foldar durante 1 ou 2 semanas no inverno, mas no verão deixo apenas só durante o dia.

Contactar a administração do fórum: O Portugal@Folding está ligado ao Zwame (antigamente chamado de TechZone) e a administração do fórum tem ajudado sempre com a promoção da IFW através de uma mensagem no topo do fórum. Isto é bom porque introduz outros membros ao folding e ajuda muito no sucesso da IFW. Contactar a administração para saber se é ou não possível fazer a promoção é importante. Aproveita para falar nas assinaturas (lê o próximo ponto).

Banners para as assinaturas: É necessário criar duas assinaturas para promoção do folding, uma grande e outra pequena. Para a minha IFW criei esta e esta. É importante que as imagens sigam as regras das assinaturas e permitam que os users possam usar ainda o conteúdo que já tinham na assinatura. Se quiseres re-usar as minhas assinaturas, podes descarregar os PSD’s aqui.

Post de anúncio: Depois da data estar escolhida e de receberes o OK da admin, o próximo passo é criar uma thread nova para promover a IFW. Nesta página deves colocar a informação mais importante, ser directo, curto e informativo. Lembra-te que muitas das pessoas que vão ver esta página não sabem o que é nem como funciona o folding.

Algumas coisas que podes adicionar:

  • Uma introdução ao folding (o que é e como funciona);
  • Links para os melhores guias que já existem no fórum (como foldar com o cliente, com o chrome, etc) e criar mais alguma informação se for necessário;
  • Banners de promoção, para que os users possam promover a IFW no fórum usando as assinaturas;

Podes dar uma vista d’olhos nas outras IFW’s para teres uma ideia daquilo que podes fazer.

Ajudar e Informar os membros: Depois do trabalho inicial da organização, temos as dúvidas dos novos users. Se queres que a tua IFW tenha sucesso, é importante que as dúvidas das novas pessoas sejam esclarecidas o mais rápido possível. No meu caso subscrevi todo o fórum do folding e sempre que alguma coisa nova fosse publicada, era alertado por email.

Acho que respostas rápidas e úteis ajudam a passar uma ideia positiva sobre aquilo que estás a organizar. Mostra que há movimento, que existem pessoas interessadas e crias condições para que as pessoas comecem a foldar o mais cedo possível.

Prepara-te para perguntas repetidas e para perguntas que são esclarecidas nos tutoriais. Na internet o pessoal não lê, por isso vais ter que te repetir várias vezes.

Folding não é uma obrigação: Folda quem quer e cada um contribui como pode. Sim, alguns users podiam ajudar mais e sim, quem gere a equipa podia fazer mais, mas ninguém é pago ou tem a obrigação para ajudar no projecto. O folding é voluntário e não são necessárias equipas ou outras pessoas para contribuir para o projecto.

E basicamente é isto. Qualquer dúvida, envia um email.